Blog Corporativo

Viagens Corporativas na Pandemia de Covid-19

23 de março de 2021

Com a pandemia de Covid-19, criou-se, além das mudanças na nossa rotina de socialização e trabalho, um novo normal também para tudo que você sabe sobre passagens aéreas, regras de embarque e desembarque, agendamento e cancelamento de voos, tanto para viagens de lazer, recreativas, quanto para viagens corporativas. Você conhece as regras e detalhes? A viaje Bem Mais vai ajudar você com 10 dicas incríveis.

 

1. Por que os governos de diversos países têm tomado decisões radicais contra o coronavírus?

Com o aumento vertiginoso de casos na segunda onda da pandemia, e o surgimento de novas variantes do vírus, todos os governos mundiais adotaram medidas restritivas de circulação dentro do país e além fronteiras, numa tentativa de frear cada vez mais a proliferação vertiginossa do covid-19.

 

2. Como posso me prevenir durante uma viagem?

As mesmas medidas sanitárias (lavar sempre as mãos, utilizar álcool em gel, evitar apertos de mãos e contatos e manter o distanciamento social) são válidas para se evitar o contágio pelo vírus na sua viagem.

 

3. Tenho uma viagem planejada para as próximas semanas, o que devo fazer?

Devido ao momento bem sério de alta contaminação praticamente no Brasil inteiro, a recomendação é adiar ou cancelar viagens planejadas até o fim de abril, exceto se forem imprescindíveis. É importante considerar em quais condições o destino se encontra atualmente e acompanhar a evolução nos próximos dias. Diversos países estão fechando suas fronteiras e adotando medidas duras para conter o vírus, que envolve o fechamento de atrações, shows, bares e restaurantes, e a proibição de aglomerações. Outro risco é sair do Brasil e não ter como voltar, já que milhares de voos estão sendo cancelados.

No caso de voos nacionais, é importante acompanhar os desdobramentos nos próximos dias de cada região.

 

4. Tenho uma viagem planejada para os próximos meses, o que devo fazer?

Quem tem viagem planejada para os próximos meses precisa ter cautela e paciência. Não adianta sofrer por antecipação. Conforme a situação vai evoluindo, os prazos e as regras de remarcação das companhias aéreas e empresas de turismo vão acompanhando. A prioridade de atendimento, naturalmente, é para quem tem viagem marcada nas próximas semanas. O recomendado é acompanhar no noticiário a evolução dessa crise e tomar a decisão algumas semanas antes da data da viagem, período quando a companhia aérea ou empresa de turismo poderá disponibilizar opções de cancelamento ou remarcação sem custo. Pagar para cancelar algo agora é precipitado.

 

5. Posso cancelar ou remarcar minha passagem aérea? 

A maior parte das companhias aéreas realizou uma flexibilização das suas políticas de cancelamento e remarcação de passagens internacionais para os destinos mais afetados pelo coronavírus. Em muitos casos, vale para qualquer destino internacional. Portanto, se quiser mudar de planos, entre em contato e reprograme ou cancele a viagem. Confira aqui as políticas divulgadas pelas principais empresas que operam no Brasil. 

 

6. Seguro viagem cobre eventuais despesas hospitalares com o coronavírus?

Até a declaração de pandemia pela Organização Mundial de Saúde, os principais seguros viagem comercializados no Brasil garantiam total assistência em casos de coronavírus. Com essa mudança é importante entrar em contato com a seguradora e checar se haverá alguma restrição de cobertura ou de destinos cobertos, já que o contrato padrão dos seguros prevê exceções nesses casos.

 

07. O que vai acontecer com o preço das passagens aéreas nesse período de incerteza?

Com a forte redução da demanda os preços das passagens aéreas internacionais tende a cair bastante, com mais promoções do que o normal. Devem surgir boas oportunidades. Mas junto com elas o risco de viajar em meio a toda essa turbulência. A decisão é sempre pessoal e deve ponderar os riscos que mencionamos aqui. Analise antes, o mais importante, o número de casos e a tendência de crescimento em cada região do Brasil ou no país de destino.

 

Quer saber mais sobre viagens neste período? Fale com a gente agora, faremos um diagnóstico da sua gestão de viagens e economia em hospedagem, pelo WhatsApp 62 98332-1188 (clique no ícone no fim do site).

Fique por dentro das novidades.

Assine a nossa newsletter e seja avisado sobre novos conteúdos.

Gostou? Leia também:

17.11

Saiba como vem mudando a experiência de viagem

Empresas se adaptam e criam alternativas para viajar 'sem sair de casa' ou mantendo o distanciamento social

17.11

Vulnerabilidade corporativa da zona do euro

As empresas da zona do euro estão cada vez mais vulneráveis em meio a uma recessão causada pela pandemia